- Terreno
- Visão do jogador
- Movendo a nave pela tela
1. TERRENO
Para melhor trabalharmos, criaremos tudo em cima de um terreno provisório. Vá no menu "Terrain --> Create terrain".
Posicione na tela "Inspector >> Transform", position, x=0, y=0, z=0.
Se quiser coloque textura no terreno, mas deixe - o plano!
2. VISÃO DO JOGADOR
Geralmente o unity possui scripts para jogos em primeira pessoa, daí não existe um script que mova apenas o personagem, deixando a câmera fixa. Neste jogo, tentaremos criar uma falsa aparência de 2d com vista de cima.
Basta posicionar a câmera acima do cenário e rotaciona - la em 90 graus. Em "Inspector >> Transform", faça Rotation x = 90.
Na tela "Scene", posicione a câmera como melhor achar conveniente. Oriente - se usando a tela "Game".
3. MOVENDO A NAVE PELA TELA
Para criar o desenho da nave, pode - se usar um programa de modelagem, pois o Unity não é aconselhavel para tal intuito.
De forma primitiva, usaremos aquilo que o programa pode nos disponibilizar, ou seja, um cubo. Vá ao menu "GameObject >> Create Other >> Cube"
Aperte F2 e renomeie para "Nave"
Na tela "Inspector >> Transform", ajuste as dimensões do cubo: scale x = 200; y = 10; z = 100
Para mover a nave, aí é que entra a parte de programação. Na tela "Project", clique em "Create >> JavaScript."
Aparecerá na mesma tela um script com o nome "NewBehaviourScript". Aperte F2 (Windows) e renomeie para "Mover nave" (coloque outro nome a gosto, desde que não tenha acentuação gráfica.).
Clique duas vezes no script. Abrirá uma nova janela no UniSciTE (programa do Unity para programar scripts):
Escreva o script abaixo:
var velocidade = 30;
function Update () {
transform.Translate(Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade, 0, 0);
}
function Update () {
transform.Translate(Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade, 0, 0);
}
Dessa forma a nave se moverá com a velocidade que você determinar sempre que esquerda ou direita (ou A e D) forem pressionados. Por default, ela se moverá à 30 fps, podendo ser alterado fora do script na tela "Inspector".
Aperte Ctrl+S para salvar.
Volte ao unity.
Pegue o script "Mover nave" da tela "Project" e arraste - a para dentro da "Nave" na tela "Hierarchy".
Ctrl+S para salvar. Ctrl+P para testar o jogo.
A princípio a nave se moverá para alem da visão da tela, pois ainda não limitamos por onde ela ira se movimentar. Isso será feito mais adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário