sexta-feira, 21 de maio de 2010

007 - Space Invaders (2) - Visão geral e nave

Aqui falarei sobre como irá ser a mecânica básica da nave.
  • Terreno
  • Visão do jogador
  • Movendo a nave pela tela
1. TERRENO
Para melhor trabalharmos, criaremos tudo em cima de um terreno provisório. Vá no menu "Terrain --> Create terrain".

Posicione na tela "Inspector >> Transform", position, x=0, y=0, z=0.

Se quiser coloque textura no terreno, mas deixe - o plano!

2. VISÃO DO JOGADOR
Geralmente o unity possui scripts para jogos em primeira pessoa, daí não existe um script que mova apenas o personagem, deixando a câmera fixa. Neste jogo, tentaremos criar uma falsa aparência de 2d com vista de cima.

Basta posicionar a câmera acima do cenário e rotaciona - la em 90 graus. Em "Inspector >> Transform", faça Rotation x = 90.
Na tela "Scene", posicione a câmera como melhor achar conveniente. Oriente - se usando  a tela "Game".

3. MOVENDO A NAVE PELA TELA
Para criar o desenho da nave, pode - se usar um programa de modelagem, pois o Unity não é aconselhavel para tal intuito.

De forma primitiva, usaremos aquilo que o programa pode nos disponibilizar, ou seja, um cubo. Vá ao menu "GameObject >> Create Other >> Cube"
Aperte F2 e renomeie para "Nave"

Na tela "Inspector >> Transform", ajuste as dimensões do cubo: scale x = 200; y = 10; z = 100

Para mover a nave, aí é que entra a parte de programação. Na tela "Project", clique em "Create >> JavaScript."

Aparecerá na mesma tela um script com o nome "NewBehaviourScript". Aperte F2 (Windows) e renomeie para "Mover nave" (coloque outro nome a gosto, desde que não tenha acentuação gráfica.).

Clique duas vezes no script. Abrirá uma nova janela no UniSciTE (programa do Unity para programar scripts):






















Escreva o script abaixo:

var velocidade = 30;

function Update () {
    transform.Translate(Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade, 0, 0);
}

Dessa forma a nave se moverá com a velocidade que você determinar sempre que esquerda ou direita (ou A e D) forem pressionados. Por default, ela se moverá à 30 fps, podendo ser alterado fora do script na tela "Inspector".

Aperte Ctrl+S para salvar.

Volte ao unity.

Pegue o script "Mover nave" da tela "Project" e arraste - a para dentro da "Nave" na tela "Hierarchy".

Ctrl+S para salvar. Ctrl+P para testar o jogo.

A princípio a nave se moverá para alem da visão da tela, pois ainda não limitamos por onde ela ira se movimentar. Isso será feito mais adiante.

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