sexta-feira, 13 de agosto de 2010

023 - Space invaders (8) - Tags: a identidade no jogo

No últimos posts, desenvolvemos a IA dos aliens: sua movimentação pela zona de jogo e os momentos nos quais os aliens atirariam.

Só que não adianta nada ter uma nave que se move para os lados, aliens querendo te destruir e vários tiros se quando você mata o alien, você não ganha ponto. Ou quando você é morto, não aparece a tela de Game Over.

Vamos pensar da seguinte forma: todo game possui um "juiz" que valida as ações executadas no jogo. Tomemos como exemplo Mario. Esse "juiz" verifica quantas moedas o nosso encanador de boné vermelho pegou ao longo da fase, quantos bichinhos ele matou, quanto vale cada bichinho morto, os combos, o equipamento que ele está usando [cogumelo, fireflower, a capa que voa, invencibilidade...], etc.

Agora nós vamos dar vida a esse "juiz", que irá dizer o que acontece se, por exemplo, você atira e destroi o alien [já criamos o poder destrutivo do tiro. Mas quantos pontos você ganha por ter feito isso?].

Isso será feito com a ajuda das TAGS. São termos gerais que identificam grupos de GameObjects no Unity. Isso será uma referência para os nossos scripts que terão execuções especiais se um objeto com determinada tag estiver envolvido na ação.

As tags podem ser editadas no menu Edit >> Project Settings >> Tags
As informações aparecem na guia Inspector



Criaremos, a princípio, 4 tags para identificar os elementos principais do jogo:

  • Nave: identificará a nave do protagonista
  • Alien: identificará os aliens em jogo
  • TiroNave: identificará o tiro da nave do protagonista
  • TiroAlien: identificará o tiro da nave alien.
Para criar uma nova tag, na guia inspector, na parte de tags, clique no espaço vazio ao lado de Element 0 e coloque o nome da tag desejada [conforme mostrado acima].




Nos scripts, usaremos as tags entre aspas duplas dessa forma: "Nave", "Alien", "TiroNave", "TiroAlien"


A seguir quero compartilhar com vocês a minha recente descoberta e que será bem útil em nosso jogo: o sistema de pontuação. É aqui que começaremos a usar as nossas tags.

Um comentário:

  1. cara, isso ta muito bom, to fazendo um remaker de um jogo de snes de naves, mas eh em "2D", e seus tutos tao me ajudando muito, nao entendo nada de programação, so da parte grafica msm, algumas coisinhas ae nao saiu como eu queria, mas com o tempo vai se adequando. continue postando e muito obrigado. abraço.

    ResponderExcluir