sábado, 19 de fevereiro de 2011

046 - Jogo em um dia 2011 [7]: Mission Complete (ou quase)

Depois de nove horas - das quais duas tentando instalar e configurar o eclipse e o emulador do android - eu e Yuri terminamos a parte de física. Nossas classes, métodos e atributos estão todos prontos para exercer o seu trabalho no jogo. Resta - nos agora esperar as outras equipes e juntar tudo.

Apesar dos diversos atrasos, como Jandson combatendo contra o emulador e João Victor tentando instalar o emulador - instalação essa que demora bastante, viu? - ainda creio que podemos terminar este jogo antes das nove horas.

Ja recebi os arquivos com os assets, tudo separadinho, tudo bonitinho. Agora o trabalho é de adaptar os assets com a resolução da tela do jogo.

045 - Jogo em um dia 2011 [6]: Registrando tudo

Vale lembrar que todo o processo de criação de um jogo em um dia tem como principal objetivo escrever um artigo sobre como é o processo de desenvolvimento de um jogo em um dia.

Neste momento temos João e Anderson fazendo entrevistas com a galera, buscando saber dessas coisas. Eu e
Yuri fomos chamados.

Bem, voltemos para o jogo. Estamos no estagio de detectar as colisões entre componentes estáticos e dinâmicos. É uma comparação entre elementos de arrays: pega o elemento do array estático, compara com cada elemento do array dinâmico. A pesquisa continua a base de muito rock n' roll para animar o ambiente.

044 - Jogo em um dia 2011 [5]: A gravidade no kibe

Uma coisa legal no estudo da gravidade do kibe é que não há a necessidade de a gente se preocupar com todas as definições de soma vetorial.

Isso porque foi assim que os vetores foram definidos: vetor (x, y) onde x e y representam os modulos dos versores do vetor. Daí o vetor final é obtido supondo a soma vetorial tradicional.

E a soma vetorial que será feita aqui toma como base apenas somar cada x e cada y de cada vetor.

No nosso caso, só vamos fazer a soma de um vetor qualquer com o vetor gravidade. O modulo do vetor também tem que ser adaptado com o tempo por questões de aceleração.

043 - Jogo em um dia 2011 [4]: A física do kibe

A meta agora é desenvolver a física do jogo em geral. A visualização do jogo será similar a da primeira versão de Prince of Persia (câmeras diferentes para cenários diferentes).

Estamos travados na implementação de vetores em Java. Precisamos criar uma classe específica para trabalhar com vetores. Depois de resolvido isso, poderemos pensar em uma forma de o jogo analisar as colisões apenas na area exibida na tela.

Começo a perceber que física em jogo é algo bastante abstrato. Teremos de criar uma função que verifique se cada sprite colide com a outra. Dividimos entre estaticos e dinâmicos: os estáticos nunca colidem entre si, bastando apenas verificar se os dinâmicos colidem entre si e se cada estático colide com ao menos um dinâmico.

042 - Jogo em um dia 2011 [3]: A colisão do kibe

Eu e Yuri terminamos enfim a parte de colisão. Percebi a necessidade de criar diversas classes para diversos tipos de colisão: circulo + retangulo, retângulo + retangulo, circulo + circulo. Isso sem falar na imensa quantidade de fórmulas matemáticas envolvidas, o que finalmente justifica a necessidade de se estudar matemática em ciência da computação.

Cabe agora completar a parte de física dentro da tela de jogo.

041 - Jogo em um dia 2011 [2]: Primeiros passos no android

Depois de tres horas lutando para conseguir o emulador do android e o eclipse pronto para programar, está na hora de brincar com a física do jogo.

Pelo o que eu sei, será basicamente determinar os pontos de colisão. Mas antes, tentarei me familiarizar com a programação para o android.

Yuri ta me ajudando com a parte de fisica. Também dando noções sobre programação orientada a objeto. To começando a tentar entender as diferenças entre programação orientada a objeto com java e programação usando C. Métodos, classes, atributos, muitas diferenças.

Creio q essa foi uma dos meus maiores choques com a transição de C para java, apesar de ter uma pequena experiência com JavaScript em Unity: metodos dentro de classes, os padrões de declaração e a implementação das variaveis. A diferença entre privado, protegido e público. E outras coisas que ainda terei que me adaptar com o tempo.

040 - Jogo em um dia 2011 [1]: Inicio de uma pequena reunião

Hoje [19/fev] temos uma galera na sala 136 do indigente. Alem de mim temos Anderson Sampaio, João Costa, Elder, Sousa, Phillipe Yuri, Fagner, Luísa Lopes, Paulo, João Victor, Caio Thiago, Nanci Bonfim, Jandson Nunes [outro homem depois de formado]...

Esses são os guerreiros que ficarão nesta sala, e em outra por causa de espaço, fazendo o jogo do kibe, ou melhor, "Kibe's Escape", que é o nome do tão aclamado jogo a ser feito em um dia nas diversas areas: audio, programação, design, etc.

É tanta gente aqui na sala q a gente vai usar outra sala para trabalhar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

039 - O primeiro projeto de 2011 será muito rápido

Salve, salve, galera!
Depois de um ano novo regado a Pink Floyd e Samba, um mês de janeiro contubardo pra mim por causa das aulas do curso de verão, chegou a hora de arranjar mais um pouco de tempo para atualizar este belo espaço do programador de jogos da Bahia.

Dia 19 de fevereiro teremos um evento bem massa aqui no Indigente: o jogo de um dia.

Já definimos em reunião prévia os rumos para a criação de um joguinho para Android. Enredo simples para um jogo simples: um kibe que foge de facas. Uma vez definido o jogo, a história e quem fara o que, teremos o desafio de fazer este jogo unica, e exclusivamente, no dia 19. É por isso que será um JOGO DE UM DIA.

Todas as descobertas durante o desenvolvimento desse jogo serão documentados neste blog - pelos menos aquilo que eu descobrir - e serão tema de artigos desenvolvidos por membros do grupo. É esperar para ver.