sábado, 13 de novembro de 2010

035 - Do Unity ao UDK

Comecei a estudar uma nova ferramenta: Unreal Development Kit (ou simplesmente, UDK). Ele possui uma interface parecida com a do Unity, mas os recursos gráficos são mais poderosos que os da ferramenta anterior.

Já vi um desses jogos rodando com gráfico no máximo no IPhone. O domínio desta ferramenta permitirá ao grupo desenvolver jogos bem legais.

O próprio UDK disponibiliza exemplos prontos para serem usados nos jogos: exemplos de objetos de cenário, sistemas de partículas, etc.

Só tenho dificuldade em construir cenários. Você não "desenha" um cubo ou um cone, e sim manipula um gerador dessas formas. Depois de dar formas ao objeto, basta adicionar uma mesh no mesmo.

Ainda falta ver a parte de programação. Qual a linguagem utilizada pela engine.

Ainda falta ver muitas outras coisas. Preciso de um tutorial. :p

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

034 - Longa pausa, retorno breve

Saudades?

Muito tempo sem postar?

Alguém aí acha q esqueci da existência deste blog?

Verdade. Muitas coisas aconteceram tanto pessoal como no Indigente no transcorrer do mês de outubro. O grupo vem de um longo processo de reestruturação após a finalização (aparente) de Kirimure, principal projeto do grupo. O foco no projeto era tanto que não havia nem tempo para cuidar da nossa sala. Reservamos um dia só para limpar a sala. Muitas reliquias do grupo foram encontradas. Relíquias que nem os próprios membros sabiam da existência. Trabalho duro, resultado maneiro.

Em reunião, já estava decidido que cada membro do Indigente e os calouros do processo seletivo teriam logins individuais nos computadores da sala 136 (usuário prórpio, senha própria). Bem isso já foi feito. Falta agora a criação de um servidor para cada usuario poder acessar seus arquivos de qualquer computador, similar ao sistema usado nos laboratórios do Instituto de Matemática.

Hoje cada usuário só pode guardar seus arquivos na máquina que usar.

Pretendo agora reiniciar Space Invaders, de novo :( Nas postagens anteriores já havia falado que tentaria implementar o boss do jogo. Porém o jogo estava com um grande problema: não conseguia de forma alguma controlar a velocidade dos aliens. Muitos que leram os tutoriais podem não ter percebidos mas as dimensões usadas nos modelos do jogo são grandes demais. Acho que isso pode estar pesando o jogo e dificultando o controle de velocidade do jogo. Vou refazer o jogo do zero usando o tamanho original dos modelos.

Começarei isso em breve. Só to esperando este processo de reestruturação se concretizar. Ainda tem mais: com a reforma do Instituto de Matemática com certeza a sala 136 será interditada. Quando este dia chegar, devo estar preparado.

Não tenho certeza, mas vou ficar devendo o joguinho insano do mês de outubro. Quem tiver sugestões, comenta aí!

Até a próxima :p