domingo, 27 de junho de 2010

015 - Projeto indigente 10ª semana - Retoques finais

Ao som de Iron Maiden, decidi fazer uma gambiarra para fazer a nave parar de pular para trás.

Isso é física básica: cada ação corresponde a uma reação. Se eu atiro, logo acabo recuando em virtude da força que a bala imprime ao canhão em resposta a força que o canhão despeja na bala para impulsiona - la.

Vinha tendo problemas com o tiro. Como ele era instanciado dentro do canhão, obrigatóriamente ele tocava no mesmo. Logo, destruia a nave.

Pois bem, finalmente consegui resolver esse problema. E mais uma vez, com uma solução simples.

Aquele script de instanciar, era só modifica - lo de forma a instanciar o tiro um pouco mais a frente. Isso pode ser feito usando a estrutura Vector3.

To comemorando até agora!!! :))

Entramos na reta final do projeto. Coloquei um background provisório providenciado por Danillo "Pitoco". Só falta agora colocar o som.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

014 - Os cara de pau - Episódio 2: continuação do início

013 - Projeto Indigente 9ª semana - Tiro funcional

Descobri como fazer as coisas baterem umas nas outras...

Tive problemas com o Unity que me fizeram lembrar de uma coisa: salve antes de testar. Ou então você perde tudo.

Mudei tambem o foco. Ao inves de os aliens atirarem depois de passarem por determinador setor do cenário, coloquei para que eles atirassem depois de um certo tempo de forma ritmada. Ex.: depois de 2 segundos, atirar a cada 2 segundos.

Consegui resolver a questão da colisão entre naves e nave - tiro. Falta agora fazer o tiro parar de destruir tudo o que toca.

Outro problema que precisa ser solucionado é a força de reação que empurra a nave quando esta atira.

terça-feira, 15 de junho de 2010

012 - Os cara de pau: o início de tudo

Conforme havia prometido, aqui estão os vídeos da animação "Os cara de pau". Abaixo segue uma descrição de como isso tudo começou.



Nasceu como uma brincadeira. Minha irmã é design e trabalhava com flash. Daí, vi o programa e comecei a brincar com ele, fazendo animações.

Tinha tambem a ideia de fazer um jogo, só que não sabia programar ainda. Não conhecia linguagem de programação alguma. Não sabia o que era pascal, java, muito menos actionScript.

Nesse caso, como os personagens não poderiam ganhar vida por um usuário em especial, tive de desenvolver, ao inves de um jogo, uma animação.

E deu no que deu.

"Os cara de pau" marca o inicio de um sonho: programar e viver de jogos. Não consigo ficar sem jogar, nem que seja um joguinho ridículo de paciencia. A Ufba me da pelo menos a oportunidade de tentar mostrar valor.

Pretendo em breve desenvolver "Os cara de pau" o jogo, não animação. Pode ser que seja em flash, ou em Unity, que já estou acostumado a trabalhar. Isso será visto mais adiante quando terminar Space Invaders.

Quando isso acontecer, começarei a contar a história deste jogo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

011 - Projeto Indigente 8ª Semana - Ele atirará em breve

Em virtude do feriado prolongado, acredito que ninguem tenha ido ao indigente para tocar os trabalhos. Eu, por exemplo, toquei em casa.

Consegui descobrir um jeito de fazer os aliens atirarem depois de passarem por determinado setor da tela. Vou aprimorar isso e, em breve, colocarei na tag "TUTORIAIS - SPACE INVADERS".

Estou devendo, e não contei, a animação que fiz e apresentei na segunda semana conforme citado no post 001 deste blog.

O que falta agora é desenvolver a lógica de combate: atirar, causar dano, registrar no score, essas coisas.